Pular para o conteúdo principal

Celina Leão representa contra Secretário de Educação do DF.


A deputada Celina Leão (PSD) protocolou na tarde desta quita-feira (17)  representação no Ministério Público contra a política de ciclos e semestralidade apresentada pelo  secretário de educação, Denilson Bento  da Costa, a ser implantada tanto de forma imediata, quanto por adesão na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal. 

A Gestão Compartilhada era o modelo da Educação no DF até 2011. A partir de então a proposta mudou para Gestão Democrática, projeto que passou pela Câmara Legislativa e foi melhorado com emendas dos parlamentares. Agora mais uma mudança, só que desta vez arbitrária. Para Celina Leão a mudança no sistema de educação foi uma decisão unilateral. “Nem o  Conselho Escolar, nem o Sindicato dos professores nem a população, ninguém foi ouvido quanto à nova política de educação. É algo totalmente antidemocrático, que contraria o discurso do governo”, observa.

A parlamentar encaminhou ainda, um expediente ao Conselho de Educação para que se manifeste sobre as alterações na política de Educação, uma vez que sequer foi ouvido. 

A Secretaria de Educação do DF apresenta uma proposta de reorganização da Educação Básica no Distrito Federal, com duas vertentes: A implantação de um sistema não seriado no Ensino Fundamental, dividido em ciclos e a organização semestral do Ensino Médio. Dentro da proposta de reorganização está o fim da reprovação no ensino fundamental, com exceção dos 3º, 5º e 9º anos, ou seja, ao final de cada ciclo. 

“É uma mudança grande, que pegou todos de surpresa. Tirou a autonomia paradidática das escolas e feriu a Gestão Democrática, além de ferir a Lei Orgânica, quando deixaram de ouvir o órgão competente para tais alterações, que é o Conselho de Educação, por isso representei no MP com o pedido se sobrestamento de toda mudança abrupta na Educação do DF, até que a comunidade escolar seja ouvida e o diálogo reestabelecido”, explica a deputada Celina Leão.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os novos Procuradores Adjuntos do MPDF

O MPDF tem oito novos promotores, aprovados em concurso. Essa é a segunda turma que toma posse no cargo.  A promotora de Justiça, Tânia Regina Fernandes, em sua saudação os conclamou a  “nunca desistirem de trabalhar por uma sociedade mais justa, pela promoção da cidadania e pela construção de uma democracia cada vez mais sólida. A cerimônia de posse ocorreu no auditório do MPDFT e contou com a presença de familiares, amigos e integrantes da Instituição. Os promotores empossados farão agora Curso de Ingresso e Vitaliciamento na carreira e provavelmente as respectivas designações sejam definidas em maio. Saiba quem são os novos promotores de Justiça adjuntos do DF Fernando José Sakayo de Oliveira é formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Exerceu o cargo de procurador do Banco Central do Brasil no período de 2004 a 2017 e de analista judiciário e técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) no período de 2000 a 2004.    

LULA E O GENERAL GOLBERI

 Lula Secreto II Revendo meus guardados encontrei este artigo, que replico na íntegra- O Lula Secreto II – que entendo ser importante para quem escreve sobre política, conhecer e entender como muitas vezes o que escrevemos é completamente diferente da verdade, e como os mitos nascem. O Lula Secreto II Um pouco de história recente e elucidativa para aqueles que não entendem como um semi analfabeto vai escrever para o New York Times.    Nota do Editores:Reproduzimos abaixo o conjunto de textos organizado na publicação "O Lula secreto", pelo blogueiro Hugo Studart, no Internacional Press - Informação independente do Brasil e do mundo https://internacionalpress.wordpress.com/2011/01/09/o-lula-secreto/ A ESTRATÉGIA DE GOLBERY O General Golbery do Couto e Silva explicou que sua estratégia era estimular a imprensa para projetar o Luiz Inácio da Silva, o Lula, um grande líder metalúrgico de São Paulo como uma liderança inteligente expressiva, para ser preparado