Pular para o conteúdo principal

Maria Francisca

MARIA FRANCISCA. 




8 de janeiro de 2014. Vinha passando pela  Av nossa Senhora de Copacabana quando a figura de uma mulher de cócoras, encostada na parede, chamou a minha atenção. Tinha um porte altivo, daqueles que o tempo não acaba, o rosto apesar de carcomido pelo sol deixava ver que ela, outrora, fora dona de grande beleza. 
O que faria alí? Era uma homeless? Podia se ver que era cega, pelo olhar e pela bengala que trazia junto ao corpo.
Parei e fiquei alí pensando nos pensamentos desta Maria, então resolvi me aproximar. 
Seu nome era Maria Francisca, morava em Caxias, mas vinha para o Rio quase que diariamente para vender lixas de unha, fosforos,  chaveiros e outras bugigangas. Tinha tão pouca coisa na bacia que fiquei imaginando como ela iria fazer para voltar para casa. 
Sua vida é igual a de milhares de outras Marias.
 Casou cedo. Ela e o marido sempre trabalharam . Viviam até bem, deram conta de comprar um barraco pequenino em Caxias e ainda criaram dois filhos. 
O marido morreu em 2001. Dois anos depois tivera uma doença, uma tal de glaucoma, contou, e como não tinha como pagar os remédios acabou perdendo a visão.
 Mora com a filha que não consegue emprego continuo. Reclama que as mulheres de hoje só querem saber de farra e que os homens nāo querem mais assumir nenhum compromisso sério, e ai conta a história da vizinha que sustenta um  malandro, da tia que foi abandonada agora pelo marido, da comadre que pegou o companheiro icom a vizinha e da amiga que se enrolou com um traficante e hoje está na cadeia porque foi entregar uma droga que ele mandou e como paga ela até hoje nem a visita dele recebeu
Histórias amargas, mas verdadeiras, história igual a de muitas Marias brasileiras.
Mas aí ela fica pensativa, sorri e fala assim: - Sabe eu tenho um filho! Meu filho é muito llindo! Meu filho foi para  Paulo. Mora lá. Casou! Quando penso nele eu tenho uma dor no peito, de saudades, eu gosto tanto dele que tenho vontadede chorar. Mas eu não choro mais e nao falo nada, não peço nada pra ele. Ja tem quatro anos que não falo e nem vejo ele. Sabe, minha filha, as noras não gostam  que as mães dos maridos incomodem os filhos. Não quero que ela fique com raiva de mim...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os novos Procuradores Adjuntos do MPDF

O MPDF tem oito novos promotores, aprovados em concurso. Essa é a segunda turma que toma posse no cargo.  A promotora de Justiça, Tânia Regina Fernandes, em sua saudação os conclamou a  “nunca desistirem de trabalhar por uma sociedade mais justa, pela promoção da cidadania e pela construção de uma democracia cada vez mais sólida. A cerimônia de posse ocorreu no auditório do MPDFT e contou com a presença de familiares, amigos e integrantes da Instituição. Os promotores empossados farão agora Curso de Ingresso e Vitaliciamento na carreira e provavelmente as respectivas designações sejam definidas em maio. Saiba quem são os novos promotores de Justiça adjuntos do DF Fernando José Sakayo de Oliveira é formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Exerceu o cargo de procurador do Banco Central do Brasil no período de 2004 a 2017 e de analista judiciário e técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) no período de 2000 a 2004.    

LULA E O GENERAL GOLBERI

 Lula Secreto II Revendo meus guardados encontrei este artigo, que replico na íntegra- O Lula Secreto II – que entendo ser importante para quem escreve sobre política, conhecer e entender como muitas vezes o que escrevemos é completamente diferente da verdade, e como os mitos nascem. O Lula Secreto II Um pouco de história recente e elucidativa para aqueles que não entendem como um semi analfabeto vai escrever para o New York Times.    Nota do Editores:Reproduzimos abaixo o conjunto de textos organizado na publicação "O Lula secreto", pelo blogueiro Hugo Studart, no Internacional Press - Informação independente do Brasil e do mundo https://internacionalpress.wordpress.com/2011/01/09/o-lula-secreto/ A ESTRATÉGIA DE GOLBERY O General Golbery do Couto e Silva explicou que sua estratégia era estimular a imprensa para projetar o Luiz Inácio da Silva, o Lula, um grande líder metalúrgico de São Paulo como uma liderança inteligente expressiva, para ser preparado