Pular para o conteúdo principal

A SÍNDROME DO REINADO

 Foto da novela da Globo QUE REI SOU EU?

Fico pensando com meus botões se a República brasileira foi realmente instituída como resposta ao apelo popular, ou se foi mais uma manobra de continuidade do poder existente. A síndrome do reinado é uma doença incurável, contagiosa, que destrói os princípios de moralidade, onde o fim justifica os meios, está enraizada no pensamento político, e vem desde a monarquia ocupando os paços do governo. Com outras faces, com outros nomes, mas sempre exercendo os mesmos meios para permanecer no poder. Seja na Democracia, na Ditadura, no Golpe Militar, enfim em toda e qualquer forma de poder instituído ela está ali, infiltrada nos colóquios e pensamentos, esperando o momento de reinado.

A síndrome de reinado é filha da serpente, daquela que deu a maçã para Eva, chega sorrateira, escolhe a vítima, analisa as possibilidades, e lentamente se instala na mente do sonhador de reinado. É como um vírus mortal, gradativamente, toma conta de tudo. A síndrome não tem cérebro, nem coração, mas tem vontade, uma vontade maior do que tudo de exercer o poder, em toda sua plenitude, e eternamente.  Tudo fica distante e desinteressante, a verdade só ela detêm, a vaidade é a sua maior companheira; família, ética, respeito, amizade, a verdade, honestidade, honradez, nada disso mais importa. O que move suas ações, o seu foco é a eternização do poder.

Engraçado é que todos os políticos querem exercer o poder e ser prefeito, governador ou Presidente da Republica, mas não se preparam para o exercício do cargo. Não sabem o que vai fazer, nem como vai fazer e muito menos com quem podem contar para ajudá-los a administrar o seu “reinado”. Na maioria das vezes só se lembram dos bajuladores, sem expertise, daqueles que cochicham nos seus ouvidos de que “Temos que crescer o partido para ganhar as próximas eleições” e dos bobos da Corte que os fazem rir. O povo continua gemendo, hoje principalmente, porque nem “Pão e Circo” temos mais.

Acho que isto explica bem o momento que estamos vivendo. Precisamos de uma “Pátria Educadora para Políticos”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os novos Procuradores Adjuntos do MPDF

O MPDF tem oito novos promotores, aprovados em concurso. Essa é a segunda turma que toma posse no cargo.  A promotora de Justiça, Tânia Regina Fernandes, em sua saudação os conclamou a  “nunca desistirem de trabalhar por uma sociedade mais justa, pela promoção da cidadania e pela construção de uma democracia cada vez mais sólida. A cerimônia de posse ocorreu no auditório do MPDFT e contou com a presença de familiares, amigos e integrantes da Instituição. Os promotores empossados farão agora Curso de Ingresso e Vitaliciamento na carreira e provavelmente as respectivas designações sejam definidas em maio. Saiba quem são os novos promotores de Justiça adjuntos do DF Fernando José Sakayo de Oliveira é formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Exerceu o cargo de procurador do Banco Central do Brasil no período de 2004 a 2017 e de analista judiciário e técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) no período de 2000 a 2004.    

VERGONHA DE SER BRASILEIRA

Ao visitar um hospital publico, o Danbury Hospital, numa cidade do interior dos Estados Unidos, senti pela primeira vez na vida vergonha de ser brasileira, de viver numa naçao onde seu povo não tem direito à saúde, porque os corruptos do pais nos roubaram este direito, garantido em nossa Constituição, e o pior é que nunca   ninguém fez nada, efetivamente, contra esse fato. Danbury, é uma pequena cidade a 70 km de Nova York, nas mesmas condições geográficas da cidade de Formosa em Goiás. Cidade interiorana, pequena   e próxima a uma grande capital. Mas aqui em Danbury, Sua população, a maior parte composta de   brasileiros, não precisa correr para Nova York para serem atendidos pela rede pública de saúde, porque existe respeito pelo cidadão. O dinheiro das taxas, impostos pagos neste pais, é revertido nos serviços de competência do estado. Nos hospitais públicos e postos de saúde de Danbury não existem filas, os clientes aguardam em cadeiras confortáveis, o corpo clinico do h

LULA E O GENERAL GOLBERI

 Lula Secreto II Revendo meus guardados encontrei este artigo, que replico na íntegra- O Lula Secreto II – que entendo ser importante para quem escreve sobre política, conhecer e entender como muitas vezes o que escrevemos é completamente diferente da verdade, e como os mitos nascem. O Lula Secreto II Um pouco de história recente e elucidativa para aqueles que não entendem como um semi analfabeto vai escrever para o New York Times.    Nota do Editores:Reproduzimos abaixo o conjunto de textos organizado na publicação "O Lula secreto", pelo blogueiro Hugo Studart, no Internacional Press - Informação independente do Brasil e do mundo https://internacionalpress.wordpress.com/2011/01/09/o-lula-secreto/ A ESTRATÉGIA DE GOLBERY O General Golbery do Couto e Silva explicou que sua estratégia era estimular a imprensa para projetar o Luiz Inácio da Silva, o Lula, um grande líder metalúrgico de São Paulo como uma liderança inteligente expressiva, para ser preparado