Pular para o conteúdo principal

MULHERES ÍNDIAS NO FUTEBOL

                              


Palmas, uma quinta-feira diferente. Estadio cheio, a torcida gritando olá! fazia uma onda colorida, que abrilhantava o espetáculo que acontecia na Arena. Era o campeonato de futebol feminino dos jogos mundiais dos povos indígenas.
Delegações de vários países vieram disputar as mais variadas modalidades e a presença feminina foi marcante. As mulheres indígenas estão antenadas no esporte e mostraram suas habilidades. 
O povo do Tocantins e os visitantes de todo o mundo aplaudiram com entusiasmo.
Os jogos mundiais dos povos indígenas marcam o início do resgate que os brancos devem à estes povos valentes que não se curvaram aos escravagistas que se intitulavam  descobridores das terras do mundo que pertenciam à eles,  os  seus primeiros habitantes.
Foi mais do que um espetáculo esportivo, foi a apresentação da imagem da nação mundial indígena que os brancos desconhecem, relegando-os ao abandono e esquecimento. 
Os índios do DF ficaram de fora.
Não foram convidados ou não puderam participar deste momento histórico de congraçamento das nações indígenas? Fica a pergunta.

Ludimila Hizim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os novos Procuradores Adjuntos do MPDF

O MPDF tem oito novos promotores, aprovados em concurso. Essa é a segunda turma que toma posse no cargo.  A promotora de Justiça, Tânia Regina Fernandes, em sua saudação os conclamou a  “nunca desistirem de trabalhar por uma sociedade mais justa, pela promoção da cidadania e pela construção de uma democracia cada vez mais sólida. A cerimônia de posse ocorreu no auditório do MPDFT e contou com a presença de familiares, amigos e integrantes da Instituição. Os promotores empossados farão agora Curso de Ingresso e Vitaliciamento na carreira e provavelmente as respectivas designações sejam definidas em maio. Saiba quem são os novos promotores de Justiça adjuntos do DF Fernando José Sakayo de Oliveira é formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Exerceu o cargo de procurador do Banco Central do Brasil no período de 2004 a 2017 e de analista judiciário e técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) no período de 2000 a 2004.    

LULA E O GENERAL GOLBERI

 Lula Secreto II Revendo meus guardados encontrei este artigo, que replico na íntegra- O Lula Secreto II – que entendo ser importante para quem escreve sobre política, conhecer e entender como muitas vezes o que escrevemos é completamente diferente da verdade, e como os mitos nascem. O Lula Secreto II Um pouco de história recente e elucidativa para aqueles que não entendem como um semi analfabeto vai escrever para o New York Times.    Nota do Editores:Reproduzimos abaixo o conjunto de textos organizado na publicação "O Lula secreto", pelo blogueiro Hugo Studart, no Internacional Press - Informação independente do Brasil e do mundo https://internacionalpress.wordpress.com/2011/01/09/o-lula-secreto/ A ESTRATÉGIA DE GOLBERY O General Golbery do Couto e Silva explicou que sua estratégia era estimular a imprensa para projetar o Luiz Inácio da Silva, o Lula, um grande líder metalúrgico de São Paulo como uma liderança inteligente expressiva, para ser preparado