Pular para o conteúdo principal

Hélio José cresce e disputará a reeleição para o Senado

A democratização da comunicação está mudando o país em todos os setores, e na política não é diferente. Os grandes canais de televisão, principalmente a TV Globo, já não decidem sozinhos o processo eleitoral, nem no plano nacional e muito menos as eleições regionais, pois cada estado tem suas peculiaridades


Os blogs juntamente com as redes sociais: facebook, o whatsApp, o instagram, o twiter, o sms, entre outros, acessados pelo celular, certamente se credenciaram junto ao eleitorado brasiliense e já são instrumentos capazes para decidir qualquer eleição.

Há três décadas e meia, a Rede Globo não conseguiu derrotar Brizola para o governo do Rio, apesar de todo o aparato montado em 1982, quando o velho caudilho se elegeu para o governo do Rio, ocasião em que tive a oportunidade de colaborar com o grande político na área de pesquisa elei-toral, aos meus 21 anos. Foi a minha primeira experiência numa disputa para governo estadual. Contudo, naquele ano, o poderio da Globo influenciou eleições na maioria dos estados.

Na eleição de Fernando Collor, em 1989, a Globo fez o que quis para eleger o caçador de marajás, cuja expressão foi inventada pelo saudoso deputado Cleto Falcão.

Nesta seara das redes sociais, o senador Hélio José (PMDB), entrou no vácuo e, ao que tudo indica, ele avança rumo à reeleição para o Senado em 2018. De acordo com o Instituto de Pesquisas O Parlamento, o senador brasiliense que herdou a cadeira do atual governador Rodrigo Rollemberg (PSB), era conhecido no mês de abril de 2017, por apenas 9,5% do eleitorado de Brasília, quando tinha 28 meses no exercício do cargo de senador, ocasião em que passou a aparecer constantemente na mídia e de forma especial na TV Senado. Hélio José usa o canal com certa frequência e é considerado um bom debate-dor naquela Casa de leis.

A partir do mês de abril, alertado por profissionais do marketing político, o senador brasiliense ampliou seu nível de conhecimento, que de acordo com o Instituto O Parlamento, passou em três meses de 9,5% de conhecimento para 22%, o que significa um crescimento de 56.82% de abril para cá. No que diz respeito a intenção de votos, também ocorreu uma melhora significativa, pois no mês de abril o peemedebista pontuava de acordo com a pesquisa O Parlamento, na pergunta espontânea, com 0,5% de intenção de votos. Espontânea é aquela em que não é apresentado ao eleitor nenhum nome, e o pesquisador pergunta em quem o entrevistado votaria para o Senado. Na pesquisa fechada no final de julho e início de agosto e na pergunta espontânea, o senador tem 2,30% de intenção de votos, enquanto que o senador Cristo-vam Buarque que lidera toda a pesquisa para o Senado, obteve 8,90 na mesma pergunta. Já na pergunta estimulada no mês de abril, o senador Hélio José tinha 2,50% e na pesquisa em pauta, ele tem 3,90%.

Na mesma pergunta, quando é apresentado ao eleitor o disco com a nominata dos pré-candidatos, o senador Cristovam (PPS) lidera com 12, 20% e Jofran Frejat (PR) é o segundo com 11,80%. Abaixo do senador Hélio José estão os seguintes pré-candidatos ao Senado: Tadeu Filippelli (PMDB), com 3,20%; Ibaneis Rocha (sem partido), cujo percentual é 3%; o deputado federal do Pros, Ronaldo Fonseca, que obteve 2,6%; o governador Rodrigo Rollemberg, com 2,50%; Eduardo Brandão do PV foi citado por 2,20%, enquanto que o deputado Wasny De Roure (PT) e Wanderley Tavares (PRB) estão respectivamente com 1,70% e 0,50%.

Vale lembrar que no caso da disputa para a Câmara Federal, o senador Hélio aparece entre os oito possíveis eleitos, quando a pergunta é estimulada. Neste quesito, o deputado Chico Leite (Psol) é o primeiro. Entrevistado pela reportagem, o senador Hélio José afirmou: “A minha grande preocupação é com o cumprimento de meu mandato no Senado da República. No que diz respeito à disputa eleitoral de 2018 será tratada em seu tempo. A respeito da pesquisa do instituto O Parlamento que mostra o meu crescimento para uma possível disputa à reeleição, certa-mente me deixa feliz e aproveito a oportunidade para agradecer ao povo de Brasília que me conhece e sabe sobre minha luta constante nos 31 meses no exercício no cargo de senador por Brasília. Não pretendo disputar nenhum outro cargo que não seja a reeleição de 2018". Disse Hélio José.

O senador Hélio José está em fase crescente para o Senado, em relação ao plento de 2018

O senador Hélio José foi citado 34 vezes e obteve 3,9%

O senador Hélio José em abril era conhecido por 9,5% da população, ele alcançou 22% de conhecimento no final de julho

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os novos Procuradores Adjuntos do MPDF

O MPDF tem oito novos promotores, aprovados em concurso. Essa é a segunda turma que toma posse no cargo.  A promotora de Justiça, Tânia Regina Fernandes, em sua saudação os conclamou a  “nunca desistirem de trabalhar por uma sociedade mais justa, pela promoção da cidadania e pela construção de uma democracia cada vez mais sólida. A cerimônia de posse ocorreu no auditório do MPDFT e contou com a presença de familiares, amigos e integrantes da Instituição. Os promotores empossados farão agora Curso de Ingresso e Vitaliciamento na carreira e provavelmente as respectivas designações sejam definidas em maio. Saiba quem são os novos promotores de Justiça adjuntos do DF Fernando José Sakayo de Oliveira é formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Exerceu o cargo de procurador do Banco Central do Brasil no período de 2004 a 2017 e de analista judiciário e técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) no período de 2000 a 2004.    

VERGONHA DE SER BRASILEIRA

Ao visitar um hospital publico, o Danbury Hospital, numa cidade do interior dos Estados Unidos, senti pela primeira vez na vida vergonha de ser brasileira, de viver numa naçao onde seu povo não tem direito à saúde, porque os corruptos do pais nos roubaram este direito, garantido em nossa Constituição, e o pior é que nunca   ninguém fez nada, efetivamente, contra esse fato. Danbury, é uma pequena cidade a 70 km de Nova York, nas mesmas condições geográficas da cidade de Formosa em Goiás. Cidade interiorana, pequena   e próxima a uma grande capital. Mas aqui em Danbury, Sua população, a maior parte composta de   brasileiros, não precisa correr para Nova York para serem atendidos pela rede pública de saúde, porque existe respeito pelo cidadão. O dinheiro das taxas, impostos pagos neste pais, é revertido nos serviços de competência do estado. Nos hospitais públicos e postos de saúde de Danbury não existem filas, os clientes aguardam em cadeiras confortáveis, o corpo clinico do h

LULA E O GENERAL GOLBERI

 Lula Secreto II Revendo meus guardados encontrei este artigo, que replico na íntegra- O Lula Secreto II – que entendo ser importante para quem escreve sobre política, conhecer e entender como muitas vezes o que escrevemos é completamente diferente da verdade, e como os mitos nascem. O Lula Secreto II Um pouco de história recente e elucidativa para aqueles que não entendem como um semi analfabeto vai escrever para o New York Times.    Nota do Editores:Reproduzimos abaixo o conjunto de textos organizado na publicação "O Lula secreto", pelo blogueiro Hugo Studart, no Internacional Press - Informação independente do Brasil e do mundo https://internacionalpress.wordpress.com/2011/01/09/o-lula-secreto/ A ESTRATÉGIA DE GOLBERY O General Golbery do Couto e Silva explicou que sua estratégia era estimular a imprensa para projetar o Luiz Inácio da Silva, o Lula, um grande líder metalúrgico de São Paulo como uma liderança inteligente expressiva, para ser preparado