Pular para o conteúdo principal

A CANETA BIC, MAIOR DO QUE A CONSTITUIÇÃO


A pressa do  Bolsonaro em apresentar uma agenda positiva para o Brasil não deixa o presidente avaliar bem as propostas que faz.

A última notícia, fresquinha dessa manhã, é a sua fala durante lançamento da Frente Parlamentar Mista da Marinha Mercante Brasileira, no Clube Naval, na noite de ontem,  onde comentou sobre a conversa reservada com os chefes dos três poderes e citou esforços do governo para fazer a desregulamentação, revogando normas que ele considera "descartáveis" e simplificando a legislação e o licenciamento sobre fatos políticos, vejamos, como ele falou sobre essa conversa reservada.

 “Na reunião de ontem, eu disse ao presidente da Câmara: ­ Rodrigo Maia, com a caneta, eu tenho muito mais poder do que você! Apesar de você, na verdade, fazer as leis, né? Eu tenho o poder de fazer decretos! Logicamente, decretos com fundamento."
 O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, após o famoso decreto presidencial de liberação do uso de amas e até mesmo de fuzis sem nenhuma adequação ou normas previamente estabelecidas, que foi feito sem nenhuma consulta ao poder legislativo e sem considerar o plebiscito já anteriormente feito à nação que respondeu não, foi um dos primeiros no Congresso Nacional a questionar a constitucionalidade do decreto presidencial. que está em votação.
Mas toda esta declaração desastrada do presidente era para justificar a Nova Cancun que êle, Bolsonaro, quer fazer no meio de tantos graves problemas que o país atravessa. Vejamos a continuidade da sua fala

"Falei para ele do caso da Baía de Angra. Nós podemos ser protagonistas e fazer com que a Baía de Angra seja uma nova Cancun. Do que nós dependemos para começar a tirar esse sonho do papel? De uma caneta Bic revogando o decreto que demarcou a Estação Ecológica de Tamoios, lá no governo Sarney."

Como vimos, a comparação do poder de sua caneta Bic com a de Maia foi usada por Bolsonaro para relatar que sugeriu ao deputado Rodrigo Maia a revogação do decreto presidencial que criou a Estação Ecológica de Tamoios, na região de Angra dos Reis (RJ), em 1990. O presidente quer transformar a região preservada com o grau máximo de proteção ambiental em um negócio, um balneário turístico hoteleiro como Cancún, no Caribe mexicano.
A Constituição, porém, rege que é necessária a aprovação de uma lei específica para alterar uma unidade de conservação e preservação ambiental.

Bolsonaro na reunião, ontem a noite, finalizou seu apelo dizendo: 

  "Caneta Bic resolve esse problema. Não quero atrapalhar, muito ajuda no Brasil quem não atrapalha. O governo federal vai colaborar com os senhores na simplificação dessa legislação, que é um emaranhado que poucos entendem e que a muitos inibe de investir no País." 
Ninguém sabe, se nesta nova empreitada o governo vai convocar novamente o Brasil para ir às ruas para implantar a Nova Cancun e colocar nas costas do Centrão, a pecha de atrapalhar o crescimento econômico do Brasil ao não concordar em rasgar os princípios constitucionais.   ônix já foi convocado para prestar esclarecimentos ao Congresso Nacional.  

 Fica a pergunta: No jogo das canetas qual vencerá? A famosa Bic do improviso ou a da lei que preserva a Constituição Brasileira?

MNetto
29/05/2019
maiahttps://www.noticiasaominuto.com.br/politica/920658/bolsonaro-quer-revogar-decreto-que-criou-estacao-ecologica-no-rjhttps://oglobo.globo.com/brasil/bolsonaro-diz-que-tem-mais-poder-que-maia-promete-usar-decretos-para-revogar-normas-que-atrapalham-economia-23701423
https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,bolsonaro-a-maia-com-a-caneta-eu-tenho-mais-poder-do-que-voce,70002847541

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os novos Procuradores Adjuntos do MPDF

O MPDF tem oito novos promotores, aprovados em concurso. Essa é a segunda turma que toma posse no cargo.  A promotora de Justiça, Tânia Regina Fernandes, em sua saudação os conclamou a  “nunca desistirem de trabalhar por uma sociedade mais justa, pela promoção da cidadania e pela construção de uma democracia cada vez mais sólida. A cerimônia de posse ocorreu no auditório do MPDFT e contou com a presença de familiares, amigos e integrantes da Instituição. Os promotores empossados farão agora Curso de Ingresso e Vitaliciamento na carreira e provavelmente as respectivas designações sejam definidas em maio. Saiba quem são os novos promotores de Justiça adjuntos do DF Fernando José Sakayo de Oliveira é formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Exerceu o cargo de procurador do Banco Central do Brasil no período de 2004 a 2017 e de analista judiciário e técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) no período de 2000 a 2004.    

LULA E O GENERAL GOLBERI

 Lula Secreto II Revendo meus guardados encontrei este artigo, que replico na íntegra- O Lula Secreto II – que entendo ser importante para quem escreve sobre política, conhecer e entender como muitas vezes o que escrevemos é completamente diferente da verdade, e como os mitos nascem. O Lula Secreto II Um pouco de história recente e elucidativa para aqueles que não entendem como um semi analfabeto vai escrever para o New York Times.    Nota do Editores:Reproduzimos abaixo o conjunto de textos organizado na publicação "O Lula secreto", pelo blogueiro Hugo Studart, no Internacional Press - Informação independente do Brasil e do mundo https://internacionalpress.wordpress.com/2011/01/09/o-lula-secreto/ A ESTRATÉGIA DE GOLBERY O General Golbery do Couto e Silva explicou que sua estratégia era estimular a imprensa para projetar o Luiz Inácio da Silva, o Lula, um grande líder metalúrgico de São Paulo como uma liderança inteligente expressiva, para ser preparado