Pular para o conteúdo principal

SESI E SENAI MUDAM RUMOS DA EDUCAÇÃO

    

Sesi e Senai assinam acordo de cooperação com Microsoft para capacitação de jovens

Sesi e Senai assinam acordo de cooperação com Microsoft para capacitação de jovens
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Microsoft assinaram acordo de cooperação para apoiar a educação e a capacitação de mão de obra em inteligência artificial no Brasil. Por meio da parceria, já estão disponíveis quatro cursos gratuitos sobre o tema no site Mundo SENAI. A plataforma é aberta e pode ser acessada tanto por alunos do Senai e do Sesi quanto por qualquer interessado em aprender sobre IA. O anúncio foi feito na terça-feira, 12 de fevereiro, por Satya Nadella,
Leia mais...






O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Microsoft assinaram acordo de cooperação para apoiar a educação e a capacitação de mão de obra em inteligência artificial no Brasil. Por meio da parceria, já estão disponíveis quatro cursos gratuitos sobre o tema no site Mundo SENAI. A plataforma é aberta e pode ser acessada tanto por alunos do Senai e do Sesi quanto por qualquer interessado em aprender sobre IA.
O anúncio foi feito na terça-feira, 12 de fevereiro, por Satya Nadella, CEO da Microsoft, em visita ao Brasil, durante o AI + Tour, evento que tem a inteligência artificial como principal tema. Participaram da assinatura do documento Rafael Lucchesi, diretor-geral do Senai e superintendente do Sesi, e Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil.
O acordo estabelece uma colaboração mútua para qualificação profissional em inteligência artificial para todo o público atendido pelo Sesi e pelo Senai, com o objetivo de qualificar profissionais para as vagas no mercado e para as novas profissões que vão requerer diferentes habilidades e competências nos próximos anos. Será criado um grupo conjunto de trabalho para desenvolver atividades visando à elaboração de um plano de formação de profissionais brasileiros em inteligência artificial e à criação de trilhas de aprendizagem.
Os primeiros cursos oferecidos no Mundo Senai são os seguintes:
  • Introdução à Inteligência Artificial
  • Introdução à Ciência de Dados
  • Fundamentos da Ciência de Dados
  • Desenvolvimento de Soluções com Serviços Cognitivos Azure, Bot e IOT
Nos próximos meses, os cursos Desenvolvendo Aplicativos de Visão Computacional em IA Utilizando Serviços Cognitivos da Microsoft, Desenvolvendo Aplicativos de IA para Conversação com Serviços Cognitivos da Microsoft e Chatbots e Conversação como Plataforma serão adicionados ao site. A Microsoft ainda proporcionará às instituições outros cursos sobre inovação e nuvem.
Multiplicadores
A parceria prevê ainda a participação de profissionais técnicos especializados da Microsoft e de parceiros para capacitação do corpo técnico e de docentes do Senai e do Sesi em inteligência artificial, de modo que eles possam ser multiplicadores desse aprendizado para os alunos.
“Nós temos uma enorme oportunidade de gerar avanços em tecnologias digitais – e especificamente em IA – para empoderar cada pessoa e cada organização no Brasil a conquistar mais”, disse Satya Nadella, CEO da Microsoft. “Nós estamos comprometidos em assegurar que todos os brasileiros se beneficiem desses avanços, e é por isso que hoje estamos anunciando uma parceria com o Sesi e o Senai para disponibilizar aos mais de 3 milhões de estudantes treinamento em habilidades de IA, contribuindo para capacitá-los para os empregos do futuro”, concluiu.
O Senai é o maior complexo privado de educação profissional e serviços tecnológicos da América Latina. A entidade realiza 2,3 milhões de matrículas anuais, por meio de 541 unidades fixas e 452 móveis. O Sesi tem cerca de 1,2 milhão de matrículas em educação básica regular, educação continuada e educação de jovens e adultos trabalhadores da indústria e seus dependentes.
“Educar os jovens brasileiros com as tecnologias da chamada indústria 4.0, como é a inteligência artificial, é fundamental para o Brasil acompanhar a revolução tecnológica”, avalia Rafael Lucchesi. “Profissionais qualificados são a chave para o País se inserir nesse movimento global, que vai determinar a geração de novos empregos e a qualidade de vida das pessoas.”
Texto e arte: Agência CNI
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os novos Procuradores Adjuntos do MPDF

O MPDF tem oito novos promotores, aprovados em concurso. Essa é a segunda turma que toma posse no cargo.  A promotora de Justiça, Tânia Regina Fernandes, em sua saudação os conclamou a  “nunca desistirem de trabalhar por uma sociedade mais justa, pela promoção da cidadania e pela construção de uma democracia cada vez mais sólida. A cerimônia de posse ocorreu no auditório do MPDFT e contou com a presença de familiares, amigos e integrantes da Instituição. Os promotores empossados farão agora Curso de Ingresso e Vitaliciamento na carreira e provavelmente as respectivas designações sejam definidas em maio. Saiba quem são os novos promotores de Justiça adjuntos do DF Fernando José Sakayo de Oliveira é formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Exerceu o cargo de procurador do Banco Central do Brasil no período de 2004 a 2017 e de analista judiciário e técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) no período de 2000 a 2004.    

LULA E O GENERAL GOLBERI

 Lula Secreto II Revendo meus guardados encontrei este artigo, que replico na íntegra- O Lula Secreto II – que entendo ser importante para quem escreve sobre política, conhecer e entender como muitas vezes o que escrevemos é completamente diferente da verdade, e como os mitos nascem. O Lula Secreto II Um pouco de história recente e elucidativa para aqueles que não entendem como um semi analfabeto vai escrever para o New York Times.    Nota do Editores:Reproduzimos abaixo o conjunto de textos organizado na publicação "O Lula secreto", pelo blogueiro Hugo Studart, no Internacional Press - Informação independente do Brasil e do mundo https://internacionalpress.wordpress.com/2011/01/09/o-lula-secreto/ A ESTRATÉGIA DE GOLBERY O General Golbery do Couto e Silva explicou que sua estratégia era estimular a imprensa para projetar o Luiz Inácio da Silva, o Lula, um grande líder metalúrgico de São Paulo como uma liderança inteligente expressiva, para ser preparado