Pular para o conteúdo principal

PARTIDOS POLITICOS - MAIS OU MENOS?

de
Ontem foi aprovado o aumento do fundo eleitoral que será gasto pelos partidos políticos em 2020 nas eleições municipais.
O aumento concedido pelo Congresso foi de 300 milhões. Os gastos com as campanhas municipais saem da casa de 1,7 bilhão que foram usados em 2018, para dois bilhões de reais. Na realidade os aumentos esperados eram bem maiores, bem mais audaciosos, chegando até o sonho de quatro bilhões de reais, mas o presidente Bolsonaro acenou que aceitaria um aumento que chegasse até dois bilhões e que vetaria o que fosse proposto acima, o que traria um constrangimento para os políticos e o pior é que voltando para a Câmara a votação seria nominal em caso de veto presidencial; daí entenderam que seria melhor aprovar o aceitável pelo governo. O aumento, se considerarmos o quantitativo de candidatos de 2018, teria um aumento de R$-10.632,65 a mais, para cada candidato, se fossem divididos igualitariamente.

Os partidos que anteriormente eram apoiados nas eleições por empresas de grande porte, depois dos escândalos da Lava Jato recebem dinheiro do próprio governo para sua atuação política e eleitoral, onde lhes é garantido uma verba anual de acordo com os números de cadeiras que ocupam no Congresso Nacional e outra que recebe de dois em dois anos por ocasião das eleições, que foi alterada no dia de ontem.
A Globo noticiou, em, que dos 33 partidos existentes 26 não prestaram contas do fundo partidário em estados, isto é um dado preocupante, nos mostra que 78% dos partidos não comprovam os gastos feitos nas suas agremiações partidárias, nos levando a supor um desvio de dinheiro público.
Sigla partidária virou moeda de troca no poder, fácil de ser adquirida, basta um pedido com milhares de assinaturas.
A única forma de trazer credibilidade à política é o corte drástico de partidos políticos, permanecendo no máximo quatro ou cinco partidos, com propostas ideológicas bem definidas. Assim acabariam os partidos de fulano e de sicrano, teríamos os partidos do povo brasileiro que se aglutinariam não em torno do que vou ganhar, mas sim do que eu vou doar para o Brasil
Urge uma reforma partidária que acabe com este número absurdo de partidos.
MLNetto
18/12/2019
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os novos Procuradores Adjuntos do MPDF

O MPDF tem oito novos promotores, aprovados em concurso. Essa é a segunda turma que toma posse no cargo.  A promotora de Justiça, Tânia Regina Fernandes, em sua saudação os conclamou a  “nunca desistirem de trabalhar por uma sociedade mais justa, pela promoção da cidadania e pela construção de uma democracia cada vez mais sólida. A cerimônia de posse ocorreu no auditório do MPDFT e contou com a presença de familiares, amigos e integrantes da Instituição. Os promotores empossados farão agora Curso de Ingresso e Vitaliciamento na carreira e provavelmente as respectivas designações sejam definidas em maio. Saiba quem são os novos promotores de Justiça adjuntos do DF Fernando José Sakayo de Oliveira é formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Exerceu o cargo de procurador do Banco Central do Brasil no período de 2004 a 2017 e de analista judiciário e técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) no período de 2000 a 2004.    

LULA E O GENERAL GOLBERI

 Lula Secreto II Revendo meus guardados encontrei este artigo, que replico na íntegra- O Lula Secreto II – que entendo ser importante para quem escreve sobre política, conhecer e entender como muitas vezes o que escrevemos é completamente diferente da verdade, e como os mitos nascem. O Lula Secreto II Um pouco de história recente e elucidativa para aqueles que não entendem como um semi analfabeto vai escrever para o New York Times.    Nota do Editores:Reproduzimos abaixo o conjunto de textos organizado na publicação "O Lula secreto", pelo blogueiro Hugo Studart, no Internacional Press - Informação independente do Brasil e do mundo https://internacionalpress.wordpress.com/2011/01/09/o-lula-secreto/ A ESTRATÉGIA DE GOLBERY O General Golbery do Couto e Silva explicou que sua estratégia era estimular a imprensa para projetar o Luiz Inácio da Silva, o Lula, um grande líder metalúrgico de São Paulo como uma liderança inteligente expressiva, para ser preparado