Pular para o conteúdo principal

ABBP-NACIONAL, FINALMENTE CHEGOU!

 

                      Mesa diretora composta por Claúdio Campos - secretário geral e José Fernando Vilela - presidente da ABBP – (foto: Hamilton Silva)

 A ABBP foi idealizada pelo jornalista, político e blogueiro Toni Duarte que durante anos acalentou um sonho, o de reunir a blogosfera política do DF com o intuito de criar uma associação que pudesse reuni-los, defender os interesses da classe e dar representatividade ao grupo. Certo dia conversando com um antigo amigo, professor de jornalismo Francisco de Paula Lima Júnior, o professor Chico (in memoriam), Toni Duarte lhe confidenciou este inesquecível desejo. Professor Chico, por meio de sua liderança e articulação abraçou o projeto, reuniu os blogueiros mais relevantes da cidade, em novembro de 2014, em uma sala das faculdades ICESP/PROMOVE, no Guará-DF, onde lecionava. A partir daquela reunião, se deu o surgimento da primeira Associação de Blogueiros de Política do país.

 Hoje, já com sete anos de trabalho sério prestado, reconhecida no meio politico pelo seu pioneirismo em organizar os profissionais de imprensa da capital que atuam no jornalismo digital, a Associação dos Blogueiros de Política do Distrito Federal e Entorno, a ABBP, resolveu em assembleia geral realizada na manhã deste sábado passado, dia 2 de outubro, ampliar a sua atuação e se tornar uma entidade representativa nacional, o que foi aprovado por unanimidade pelos seus associados e  a ABBP passa a se chamar Associação Brasileira de Portais de Notícias. A sigla permanecerá a mesma em homenagem ao primeiro nome da entidade: Associação Brasiliense de Blogueiros Políticos.

                                                                        Foto- Hamilton Blog

 “Com a ABBP, nos profissionalizamos e hoje nossos sites e portais daqui conseguem ultrapassar as fronteiras do DF e Entorno. Ao longo desses anos, conseguimos mostrar para a sociedade a importância e a relevância dos nossos veículos como fonte de informação.   ABBP inicia uma nova etapa e promete que vai trabalhar para que os novos associados entendam o verdadeiro papel do jornalismo digital na vida das pessoas.  O processo de profissionalização pelo qual passamos nos permitiu ampliar nossos negócios e hoje geramos emprego e renda. Com isso, podemos oferecer conteúdo informativo com mais qualidade para o nosso público. Ou seja, hoje nos tornamos pequenas empresas no ramo da comunicação, o que veio a aumentar a nossa responsabilidade com o nosso público”, declarou, na ocasião, o presidente da entidade, José Fernando Vilela.

Fred Lima que presidiu a entidade entre 2016 e 2017 enfatizou que “Cada gestão inicia e encerra um ciclo diferente. A missão da atual diretoria é levar a entidade para todos os cantos do país, fortalecendo a liberdade de expressão por meio do jornalismo digital, com ética e responsabilidade. Os portais são muito importantes nesse contexto.”

Para o diretor de Relações Institucionais, Sandro Gianelli, que presidiu  a entidade de 1917 a 1918 a entidade chegou a um estágio de profissionalização que não tem volta. -“O momento é de extrema importância para a profissionalização e reconhecimento do segmento. Antigamente você se formava na faculdade de jornalismo para ir para um grande veículo e hoje as pessoas estão abrindo seu próprio veículo e empreendendo e sendo o jornalista, o redator, e as vezes o próprio empresário.  A defesa e a profissionalização do segmento é de extrema importância.” -acrescentou.

A Associação Brasileira de Portais de Notícias chega como mais uma vitória para os jornalistas e analistas políticos brasileiros.

 *Texto de  Hamilton Silva



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os novos Procuradores Adjuntos do MPDF

O MPDF tem oito novos promotores, aprovados em concurso. Essa é a segunda turma que toma posse no cargo.  A promotora de Justiça, Tânia Regina Fernandes, em sua saudação os conclamou a  “nunca desistirem de trabalhar por uma sociedade mais justa, pela promoção da cidadania e pela construção de uma democracia cada vez mais sólida. A cerimônia de posse ocorreu no auditório do MPDFT e contou com a presença de familiares, amigos e integrantes da Instituição. Os promotores empossados farão agora Curso de Ingresso e Vitaliciamento na carreira e provavelmente as respectivas designações sejam definidas em maio. Saiba quem são os novos promotores de Justiça adjuntos do DF Fernando José Sakayo de Oliveira é formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Exerceu o cargo de procurador do Banco Central do Brasil no período de 2004 a 2017 e de analista judiciário e técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) no período de 2000 a 2004.    

LULA E O GENERAL GOLBERI

 Lula Secreto II Revendo meus guardados encontrei este artigo, que replico na íntegra- O Lula Secreto II – que entendo ser importante para quem escreve sobre política, conhecer e entender como muitas vezes o que escrevemos é completamente diferente da verdade, e como os mitos nascem. O Lula Secreto II Um pouco de história recente e elucidativa para aqueles que não entendem como um semi analfabeto vai escrever para o New York Times.    Nota do Editores:Reproduzimos abaixo o conjunto de textos organizado na publicação "O Lula secreto", pelo blogueiro Hugo Studart, no Internacional Press - Informação independente do Brasil e do mundo https://internacionalpress.wordpress.com/2011/01/09/o-lula-secreto/ A ESTRATÉGIA DE GOLBERY O General Golbery do Couto e Silva explicou que sua estratégia era estimular a imprensa para projetar o Luiz Inácio da Silva, o Lula, um grande líder metalúrgico de São Paulo como uma liderança inteligente expressiva, para ser preparado